Teva: vegano sim, careta não!
O Teva é um bar e um restaurante vegano em Ipanema, no Rio de Janeiro, mas de natureba careta ele não tem nada! Desde a decoração até o cardápio, com drinks e tudo o mais, o Teva está mais para barzinho hype descolado.
Localizado em uma área que está ganhando vida nova por conta da finalização das obras do metrô, o restaurante possui uma varanda de pallets, que promete fazer sucesso com os cariocas.
Lá dentro, a decoração conta com piso de pastilhas, mesas de madeira de demolição e luminárias modernas.
No alto, prateleiras e caixas deixam a despensa aparente e dão ainda mais charme ao ambiente.
O cardápio fica por conta do chef Daniel Biron, que fez mágica para transformar os vegetais em estrelas dignas de um cardápio de bar. Para começar, água da casa para ajudar a pensar no que pedir.
E depois fomos de drinks, que, por sinal, são muito originais. A carta é assinada por Jhony Narita. Eu pedi uma caipirinha de mate orgânico com hortelã, açúcar mascavo e vodca. Super diferente, refrescante e deliciosa! Minha mãe e companheira de aventura vegana foi de caipisakê de tangerina, gengibre e basílico. Muito boa também!
A sugestão da casa é pedir pratos e petiscos para dividir entre as pessoas da mesa. No cardápio tem siglas ao lado dos pratos indicando se contém glúten, nuts e amendoim, soja, álcool ou se é um prato crudívoro. Começamos com a mousse de cogumelos portobello trufados. Meu Deus! Que delícia! Vem acompanhada de torradinhas, compota de cebolas caramelizadas e mais cogumelos sauté. Nota 10!
A seguir, fomos de couve-flor Manchurian, pois já tínhamos ouvido falar dela. Ela vem empanada e frita, com molho indo-chinês apimentado. É bem gostosa, mas depois da mousse de cogumelos perdeu um pouco do brilho. O molho poderia ser mais espesso para podermos mergulhar melhor a couve-flor, mas é bem saboroso.
Para completar a degustação, pedimos o Mezze, que é quase um couvert. Queijo de castanha e azeitona preta com tomilho, vegetais em conserva, azeite em infusão de especiarias e pão romano. O pão é divino. E os acompanhamentos não ficam atrás!
É claro que ainda teve um espaço para a sobremesa, né? A gente não consegue negar um crumble! O do Teva é de maçã com crocante de aveia e amêndoas, farofa de amêndoas, sorvete de baunilha e coulis de frutas vermelhas. Fechamos com chave de ouro!
O jantar ficou em R$160,00 para duas pessoas com caipirinha. Não é barato, mas é hype, descolado e delicioso. E a comida é excelente para veganos e não veganos. Ah, eu não sou vegana, nem vegetariana, e adorei assim mesmo!